Programa de Fertilidade de Solo

Descrição

O Programa Municipal de Monitoramento da Fertilidade do Solo tem como objetivo possibilitar o diagnóstico da fertilidade do solo e entender a dinâmica dos nutrientes e com isso proporcionar melhorias na eficiência da adubação, minimizando desperdícios de adubos e contaminação ao meio ambiente, oferecendo aos agricultores de Jundiaí, serviços de análise química e física de solo e recomendação de adubação e calagem para propriedades produtivas.

Como funciona?

O produtor rural com propriedade em Jundiaí deverá entregar as amostras na Unidade de Gestão do Agronegócio, Abastecimento e Turismo, localizada no Paço Municipal, 5º andar, ala Norte.

As amostras deverão conter aproximadamente 300 gramas de solo, e, no ato da entrega, deverão estar acondicionadas na embalagem do laboratório ou saco plástico limpo, acompanhada das seguintes informações:

• Nome do produtor
  • Telefone
  • Cultura (exemplo: milho, uva, alface, etc)
  • Identificação do local onde o solo foi coletado (exemplo: Quadra 1, Area A)

O prazo para entrega dos resultados depende da rotina do laboratório, e serão enviados, por e-mail, junto com a recomendação agronômica feita por um engenheiro agrônomo da UGAAT, ou poderão ser retirados impressos diretamente no Departamento de Agronegócio (5º andar – Ala Norte).

Dúvidas sobre o programa e orientações quanto ao procedimento de coleta das amostras na propriedade poderão ser sanadas pelo telefone (11) 4589-8581.

Orientação passo a passo de como realizar a coleta de amostras de solo clique aqui

Legislação sobre o tema

Decreto Municipal nº 29.887, de 08 de abril de 2021
Regulamentou as ações integradas do Programa de Fertilidade do Solo.