Agronegócio e Abastecimento | https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br
 

Feira de Orgânicos

Descrição

Programa Jundiaí Orgânicos teve seu início no ano de 2013, com a criação / implantação da primeira Feira de Produtos Orgânicos do Município. Paralelamente, iniciou-se um movimento junto aos Agricultores, que já praticavam Agricultura Orgânica em suas propriedades, para a busca da certificação orgânica com o objetivo de consolidar o Programa no Município.

Vale lembrar que, para um produto ser comercializado como “Orgânico” é necessário que o Agricultor atenda as exigências previstas nas legislações federais pertinentes ao tema, ou seja, é necessário que o Agricultor seja certificado como produtor orgânico, por um dos três modelos de certificação previstos pelo MAPA: OCS (Organização de Controle Social), Sistema Participativo, ou Auditoria.

Considerando que nos últimos anos a procura por alimentos livres de substâncias nocivas à saúde tem crescido, não seria exagero definir, a feira com produtos orgânicos, como a nova forma de comercializar produtos hortifrutigranjeiros, vez que a exclusividade que a feira tinha no passado se repete nos tempos atuais.

Hoje, a Feira de Produtos Orgânicos conta com 5 bancas que comercializam grande diversidade de produtos, que em sua maioria vem direto do produtor rural de Jundiaí.

Como fazer parte do programa Jundiaí Orgânicos:

Para fazer parte desta feira, o permissionário deve cumprir todas as regras exigidas pelo Departamento de Abastecimento (conforme acontece nas demais feiras livres), além de ter a certificação orgânica por um dos sistemas determinados pelo MAPA (OCS, SPG ou Auditoria).

Para solicitar a participação no grupo da OCS Jundiaí Orgânicos, que é o grupo que acompanha/assisti aos Agricultores no processo de certificação orgânica por meio do sistema de OCS, o Agricultor deve possuir/apresentar a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf; pois o sistema de certificação orgânica por OCS é exclusivo para Agricultores Familiares (com DAP), conforme determina a legislação federal.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo –  UGAAT está auxiliando, atualmente, um grupo de Agricultores orgânicos que não possuem DAP, a estruturar um grupo para iniciar um processo de Certificação Orgânica por Auditoria em Grupo. Para participar deste grupo o Agricultor não necessita da DAP, mas precisa praticar (ou ter interesse) o cultivo no sistema orgânico.

Como participar do Programa Jundiaí Orgânico:
Entrar em contato com os técnicos da UGAAT:
Telefones: (11) 4589-8581 ou 4589-8872
E-mail: agronegocio@jundiai.sp.gov.br

Como participar da Feira de Produtos Orgânicos?

Devido pandemia, para solicitar a participação na Feira de Produtos Orgânicos, o interessado pode enviar os documentos através do e-mail depart_abastecimento@jundiai.sp.gov.br e aguardar análise e resposta.

Qual a localização da feira?

A feira está localizada à Praça Monsenhor Dr. Arthur Ricci, Rua Casimiro Martho – Vila Maria Luiza, Jundiaí, aos sábados, com horário de funcionamento das 7h30 às 12h30.

Mais informações acesse os links: