O que tem de Agronegócio em Jundiaí

O cenário produtivo do Agronegócio em Jundiaí é formado, principalmente, pela Agricultura Familiar. São, em sua maioria, pequenas e médias propriedades, onde o Agricultor e sua família residem e trabalham. Ao todo no município são 1.578 Unidades Produtoras, das quais 95% possuem até 50 hectares.

Nosso Município se estende por uma área de 432 km² dos quais 320 Km² correspondem à Zona Rural. Parte destes 320 km² corresponde ao território da Serra do Japi, e outra parte ao território dos Bairros Rurais da nossa cidade. A produção agrícola voltada ao abastecimento do mercado local e regional é uma de nossas mais antigas tradições e remonta ao século XVII, no início de nosso povoamento.

Nas últimas décadas, contudo, muitas têm sido as pressões para a ocupação, em moldes urbanos, dessas áreas, consequência da aceleração dos processos de urbanização e de industrialização.

Jundiaí, porém, tem na defesa da manutenção de suas áreas rurais um de seus mais fortes princípios, seja pelos empregos diretos e indiretos que as lavouras geram, seja pela permanência de certas qualidades ambientais e, ainda, pela garantia de abastecimento de nossa população com frutas e verduras sempre fresquinhas. A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) é responsável pela coordenação, fiscalização e manutenção desse sistema de abastecimento em Jundiaí.

Embora as uvas ainda sejam nosso cartão de visitas, outras frutas, tais como a tangerina poncã, o caqui e o pêssego, e uma grande variedade de legumes e verduras também são produzidas na Zona Rural da cidade.

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) possui um corpo técnico à disposição dos produtores municipais, fornecendo orientações e difundindo novas técnicas para aprimoramento e modernização da agricultura na cidade, além de:

• Realizar vistorias nas propriedades rurais para isenção de IPTU;
  • Estimular a implantação e gerenciar o SIM – Serviço de Inspeção Municipal;
  • Participar ativamente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR.
  • Fomentar a comercialização dos produtos rurais do Município;

Principais Explorações Agrícolas

O Município apresenta uma agricultura diversificada, com destaque para a fruticultura. O cultivo da Uva Niagara, nossa principal atividade, está presente em mais de 550 propriedades; a horticultura é estruturada na produção de folhosas como o alface e almeirão, bem como as hortaliças de frutos; a produção de eucalipto é voltada para o abastecimento de lenha, e as áreas de pastagens completam a ocupação agrícola de nossas terras.