Prefeitura entrega subvenção do seguro agrícola a produtores rurais de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), realizou o evento de assinatura dos termos de compromisso da subvenção do seguro agrícola a produtores rurais de Jundiaí, nesta quarta-feira (08), no auditório do Fundo Social de Solidariedade. Neste ano, foram contemplados 117 agricultores.
O Programa Municipal de Subvenção do Seguro Agrícola visa contribuir com a proteção das lavouras contra as adversidades climáticas, arcando com parte dos custos de aquisição do seguro. Neste ano, o reembolso será de 16,39% do valor total do prêmio do seguro rural, subsídio útil não somente na safra em questão, mas que pode ser revertido em tecnologia de produção, como cobertura do pomar, aquisição de implementos e modernização do sistema de cultivo, tendo em vista que o valor recebido pelo produtor é livre para que ele utilize da forma que achar conveniente. No ano passado, 116 produtores receberam o benefício.
“Política pública é deixar um legado. E com todos esses programas de fomento ao agricultor muito bem estabelecidos e que são incrementados todos os anos, reforçamos o compromisso de promover tanto a proteção dos mananciais e do produtor rural, como para a oferta de alimentos de qualidade”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Foram contemplados produtores rurais dos bairros Traviú, Bom Jardim, Poste, Distrito Industrial, Corrupira, São José da Pedra Santa, Rio Acima, Champirra, Mato Dentro, Caxambu, Toca, Roseira, entre outros. “Em toda produção tem que ter um investimento. Então é muito importante a gente se prevenir. Há cinco anos, perdi 90% da safra por causa de granizo, mas o seguro salvou. Por isso é tão importante”, reforçou o produtor de uva, Robson Marquesin, do Caxambu.
No encontro, também foram apresentados todos os programas disponíveis ao agricultor, como o Cultivo Protegido, PROAJ, Patrulha Agrícola, Programa Nascentes e Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), por exemplo. O engenheiro agrônomo Savio Ferreira, da empresa Aminochem, também ministrou uma palestra sobre a utilização de produtos orgânicos à base de salmão na agricultura. “Desde 2017, são quase 500% de aumento no orçamento do Agronegócio e do Turismo. Isso reforça o nosso compromissos com os agricultores de Jundiaí”, lembrou a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.
“Os programas ajudam bastante, porque posso pagar despesas do sítio e reinvestir na produção, sempre melhorando a qualidade”, disse o produtor uva, pêssego, caqui e ameixa no Champirra, José Roberto Fagundes. No dia 10 de junho serão abertas as inscrições de dois programas: o Cultivo Protegido e o Programa Municipal de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação