Comitê das Crianças faz visita a agricultores de Jundiaí
O ensolarado sábado (24) começou cedo para as crianças integrantes do Comitê das Crianças de Jundiaí. Acompanhadas do gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, os pequenos fizeram uma visita a agricultores, conheceram a estrutura e as tecnologias do agronegócio e algumas das frutas produzidas na cidade.
O primeiro ponto da visita foi a Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias, no Jardim Currupira. No local eles puderam conhecer todo o processo de chegada, separação e maturação dos caquis, antes de serem comercializados. Na sequência, eles foram ao Sítio dos Anjos, no Traviú, para acompanhar a colheita e degustar as frutas.
Arthur atento a cada etapa da visita
Segundo ele, caqui é uma das suas frutas favoritas
Arthur Santos, de 10 anos, ficou encantado com o que viu. Desde o início acompanhou as explicações com atenção, fez fotos de cada uma das etapas e tirou várias dúvidas sobre a produção. Amante de caqui, o garoto aprovou a visita. “Muito interessante conhecer os processos para que o caqui chegue no supermercado. Antes eu achava que era só tirar do pé e já estava pronto. Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de vivenciar isso”, afirma.
“Jundiaí está de parabéns por esse trabalho com as crianças. A visita traz valores importantes, como o respeito aos agricultores e à natureza. Nada melhor do que ensinar isso aos pequenos desde cedo”, comenta o agricultor e presidente da cooperativa, Orlando Steck.
Crianças conheceram cada um dos processos feitos na Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias
A manhã foi finalizada no Sítio Sertãozinho, para que eles conhecessem uma plantação de uva. “Jundiaí é a Cidade das Crianças, portanto, é fundamental que a gente dê oportunidade para que elas conheçam cada uma das áreas de atuação e os trabalhos desenvolvidos diariamente na cidade. Dessa forma elas também poderão contribuir para que a nossa agricultura seja cada vez mais forte”, ressalta Eduardo Alvarez.
O Comitê das Crianças é um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído desde 2019, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças no ano anterior, o grupo chega em 2023 à sua quinta composição, com 25 crianças, escolhidas por sorteio – 24 delas divididas entre meninos e meninas, representando as seis regiões do Município, e um integrante para representar as crianças com deficiência.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ