Agentes de Fiscalização garantem qualidade e organização das Feiras Livres do Município

Publicada em 05/02/2024 às 07:46

A organização das Feiras Livres e Varejões Noturnos da cidade, tão elogiada pelos visitantes, tem nos Agentes de Fiscalização um dos responsáveis por boa parte dos bons serviços executados nos espaços. Para garantir a segurança alimentar, assim como um ambiente organizado, o Departamento de Abastecimento de Jundiaí, órgão ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), promove a coordenação e fiscalização das feiras livres e varejões. Nesta sexta-feira (02), é comemorado o dia do Agente Fiscal.

Além da Guarda Municipal, que tem atuado para garantir a segurança de permissionários e visitantes, os agentes de fiscalização percorrem as feiras e realizam o controle do horário dos permissionários, a organização das bancas, controle da venda de produtos de acordo com a licença e coibição do comércio ambulante dentro das feiras e varejões. “O nosso trabalho visa manter a organização dos espaços, bem como garantir apoio aos permissionários e segurança aos consumidores”, explica o fiscal Ezequiel Melo.

Atualmente, Jundiaí conta com mais de 30 opções entre feiras livres, varejões diurnos e noturnos, Produtores na Praça e Produtores do Circuito das Frutas nos Terminais. Programas que são realizados todos os dias, com o objetivo de levar até os munícipes alimentos seguros.

Organização das bancas é elogiada pelos visitantes

“Além da fiscalização nas feiras, a equipe também é responsável pelo estudo para viabilizar novas bancas nos espaços ainda não ocupados, vagos ou em desistência dos atuais, bem como apoio e acompanhamento das demandas realizadas pelos permissionários. Inclusive, nos últimos meses, vários novos permissionários começaram a trabalhar nas feiras, por isso o trabalho deles é muito importante também para essa orientação”, lembra a diretora de Abastecimento, Georgea Casoti. Atualmente, 8 fiscais atuam diariamente nas feiras e varejões da cidade.

Proprietária de barracas de pastel em feiras da cidade, Fernanda Akemi Utikava valoriza a importância do trabalho deles. “A parceria com os fiscais de feira é importante, principalmente o intercâmbio com os órgãos competentes, que nos dá muito suporte às ações no trabalho. A empresa agradece e parabeniza os fiscais pelo seu dia”.

“Outra contribuição importante dos fiscais é o levantamento de todas as demandas de manutenção necessária das feiras, como o piso, poda de árvores, roçada, entre outros apontamentos. Gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho, dedicação e competência”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Servidores também atuam no controle da venda de produtos de acordo com a licença

Fotos: Fotógrafos PMJ / Divulgação

Link original: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/2024/02/05/agentes-de-fiscalizacao-garantem-qualidade-e-organizacao-das-feiras-livres-do-municipio/