Sucesso: visitantes de 20 estados compareceram à Festa da Uva no primeiro final de semana

Publicada em 15/01/2024 às 08:11

O domingo ensolarado foi propício para levar famílias inteiras à 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí, que ofereceu gastronomia diversa, atrações culturais e muito lazer no Parque da Uva. Neste primeiro final de semana, foram registrados visitantes de 20 estados brasileiros, o que reforça a potência do evento em âmbito nacional.

Andréa Caruso, que é de Sorocaba, trouxe a família toda, inclusive, o pai, Silvio, de 92 anos. “Está tudo muito gostoso, bem estruturado. A festa está linda, voltaremos novamente neste ano”, disse a dona de casa.

Andréia veio de Sorocaba com a família

A Festa da Uva, que em 2024 completa 90 anos, é conhecida nacionalmente pelas atrações, e claro, pela gastronomia.
“Jundiaí é a Cidade das Crianças e da Uva, e, a Festa da Uva reúne tradição, cultura e fomento à economia. O sucesso do primeiro final de semana, com as novidades no estacionamento e transporte para o Parque são diferenciais nesta edição histórica”, comenta o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, que visitou o local ao longo deste domingo.

Prefeito Luiz Fernando Machado visitou a festa neste domingo

A programação traz atrações para todo mundo. As crianças puderam se divertir no Espaço Bambino, além dos parques naturalizados com brinquedos estruturados. Os adultos aproveitaram para curtir apresentações de samba e rock.

A Festa da Uva é feita para todos. Jundiaí oferece oportunidades de cultura, diversão e estimula o empreendedorismo fortalecendo os produtores rurais. A festa da uva é tradição e inovação para as famílias”, comentou o Gestor de Governo e Fianças, José Antonio Parimoschi, que também visitou o espaço neste final de semana.

Gastronomia
Comida boa não faltou. Frango frito com polenta, churrasquinho grego, tapioca, comida japonesa, costela no fogo de chão, além dos doces, sorvete de vinho, fondue de chocolate, geleia de uva, pão de uva, e é claro, muito vinho.

O tradicional frango frito fez muito sucesso

“O sorvete está uma delícia. Eu me mudei pra Jundiaí faz dois anos, e, enquanto eu estiver morando aqui, pretendo vir todo ano”, disse a Thaís Navarro, que estava acompanhada do seu marido e do irmão.

Thaís, o irmão, e o marido aprovaram o sorvete

“Esse ano, vamos ter mais de 900 artistas locais. Isso para Jundiaí é muito importante, porque valorizamos a nossa cultura, o que está dentro da nossa cidade, para que os visitantes possam levar o nome de Jundiaí para outras cidades, outros estados, e, até para fora do país”, segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Os visitantes aproveitaram para descansar entre uma atração e outra

A Festa da Uva continua pelos próximos três finais de semana.
Dias (19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro; 02, 03 e 04 de fevereiro), outras novidades estão no transporte.
Todos os domingos da festa, a Prefeitura de Jundiaí, implantou a tarifa social, a R$ 1, de qualquer parte da cidade, com a oferta de linhas de ônibus organizadas pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), entre o terminal Central para o Parque da Uva.
Também foi criada uma linha exclusiva (308 – Terminal Central/Festa da Uva), que sairá a cada quinze minutos, conforme demanda. As outras linhas permanecerão com o itinerário original.

Outras linhas do Terminal Central para o Parque da Uva (19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro; 02, 03 e 04 de fevereiro):
524 – Terminal Central/Malota
526 – Terminal Central/Parque dos Ipês
527 – Terminal Central/Jardim Guanabara
942 – Terminal Central/Terminal Eloy Chaves

Para quem pretende chegar ao Parque de carro, além do estacionamento oficial no Parque, os visitantes poderão contar com estacionamento gratuito no Paço Municipal e transporte com vans – aos sábados (9h às 23h) e domingos (9h às 22h) – com saídas a cada 20 minutos, também de graça, até o Parque.

Fotos: Fotógrafo PMJ

Link original: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/2024/01/15/sucesso-visitantes-de-20-estados-compareceram-a-festa-da-uva-no-primeiro-final-de-semana/