Serviço da Prefeitura para o produtor rural, Patrulha Agrícola cresce 234% em 2023

Publicada em 12/01/2024 às 15:09

Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o programa Patrulha Agrícola tem aumentado cada vez mais os serviços executados em pequenas produções rurais de Jundiaí. Em 2023, de janeiro a outubro, a área trabalhada foi de 55 hectares, aumento de 234% em relação ao mesmo período de 2022, que teve 16 hectares. O número de atendimentos também cresceu, passando de 93, em 2022, para 124 neste ano, um aumento de 33%.

No programa, os produtores podem contratar o serviço de maquinário de grande porte com preço abaixo do praticado no mercado, uma vez que o objetivo do Patrulha é subsidiar o investimento, uma política pública oferecida pela gestão municipal. Estão disponíveis serviços como preparação de solo com gradão, arado e roçadeira. Neste ano, o programa também ganhou serviços com encanteiradora, grade niveladora, distribuidor, entre outros.

“A Patrulha Agrícola é mais uma ação que mostra as políticas públicas bem estruturadas que Jundiaí oferece aos produtores rurais. Nós adquirimos novas máquinas nos últimos meses e incrementamos o orçamento, o que possibilitou a implementação de novos serviços de proteção ao agricultor”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A família Lourenzon, do bairro Bom Jardim, contratou o serviço pela primeira vez. “É bom ter o apoio da Prefeitura para esse trabalho. Nós estamos trabalhando com a ideia de começar a plantação de uvas finas. Então esse serviço é muito bem-vindo”, disse o agricultor Wagner Lourenzon. No sítio, foi contratado o serviço de preparação de solo com gradão.

“O aumento nos serviços reflete a nossa preocupação em ajudar o produtor a se fixar no campo. Muitas vezes, o pequeno agricultor não dispõe da variedade de maquinários, daí a importância de oferecer esses serviços a custo bem abaixo do mercado”, explica o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

O acompanhamento da execução dos serviços nas propriedades rurais é realizado sob supervisão de Gilberto Bardi, que coordena o programa junto à UGAAT. O programa é oferecido a todos os produtores rurais de Jundiaí. Ao verificar a necessidade do uso de equipamentos agrícolas, o interessado deve entrar em contato com o Departamento de Agronegócio da UGAAT. “Nossa equipe técnica agenda um horário para ir até o local e analisar os serviços e maquinários necessários. É cobrado um valor de R$ 64,66 hora/máquina, valor bem abaixo do mercado. Mas em casos de situações de vulnerabilidade, o subsídio pode chegar a 100%”, explica a diretora de Agronegócio da Prefeitura, Isabel Harder.

Os interessados deverão fazer a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9 às 17 horas. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872/8692.A propriedade deve estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Wagner Lourenzon e família pretendem plantar uvas finas na terra que foi preparada pelo serviço da Patrulha Agrícola

Link original: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/2024/01/12/servico-da-prefeitura-para-o-produtor-rural-patrulha-agricola-cresce-234-em-2023-2/