Festa da Uva consagra agronegócio de Jundiaí

Publicada em 11/01/2024 às 10:48

Jundiaí celebra a 39ª Festa da Uva, que consagra o agronegócio do município. Com abertura no dia 11 de janeiro, a edição de 2024 terá mais de 800 atrações e acima de 500 artistas locais. A festividade chega aos 90 anos como referência nacional (anteriormente era bianual). O evento marca ainda a primeira safra após certificação de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência, expedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

“A uva é o carro-chefe do nosso agronegócio e os produtores do município vêm se destacando ainda pela diversificação das culturas. Isso amplia as oportunidades de negócios e fortalecem as centenas de famílias, que sobrevivem do plantio de caqui, pêssego, ameixa, pitaias, morango, entre outras espécies. Temos investido em políticas públicas para gerar renda e garantir a permanência do homem no campo”, ressalta Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.

Nos últimos seis anos, entre 2017 e 2023, a Prefeitura ampliou em 474% os investimentos no setor, por meio de programas da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). O orçamento para o agronegócio saltou de R$ 317 mil, em 2017, para R$ 1.821.700,00, em 2023.

O crescimento de recursos para o setor tem contribuído para fortalecer a diversificada produção agrícola do município, que também tem se destacado pelas culturas de legumes e verduras. Jundiaí contabiliza hoje 1.578 unidades produtoras de alimentos, das quais 95% possuem até 50 hectares. O panorama agrícola do município reflete a força do pequeno e médio produtor, oferecendo trabalho para toda a família.

O acesso aos programas melhora a produtividade no campo e garante maior competitividade do agricultor jundiaiense no mercado brasileiro. Uma dessas iniciativas é o Cultivo Protegido, que estimula o uso de tecnologias como proteção e prevenção aos extremos climáticos. Em 2023, a prefeitura dobrou o valor por propriedade, que subiu de R$ 3 mil para R$ 6 mil.

Uva Niagara Rosada de Jundiahy é a estrela da festa, que neste ano, completa 90 anos de tradição

Para garantir tranquilidade aos produtores, a prefeitura também ampliou em 313% os recursos destinados aos programas de Subvenção do Seguro Agrícola e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O orçamento para essa rubrica saltou de R$ 149.800,00 (2017) para R$ 620.100,00 (2023).

Muitas propriedades agrícolas jundiaienses têm ainda no turismo mais uma oportunidade de negócios. As Rotas Turísticas são exemplos de como o produtor pode diversificar o seu empreendimento recebendo centenas de visitantes durante o ano. O orçamento para esse setor também foi ampliado em 424% nos últimos sete anos e passou de R$ 720.500,00 (2017) para R$ 3.777.900,00 (2023).

Com aumento de 234% de área trabalhada entre janeiro a outubro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o programa Patrulha Agrícola tem ajudado os agricultores na contração de serviços de maquinário de grande porte com preços abaixo dos praticados no mercado. Os produtores podem ter acesso a serviços como preparação de solo com gradão, arado e roçadeira. Em 2023, os serviços com encanteiradora, grade niveladora, distribuidor, entre outros, foram incluídos no programa.

Eduardo Alvarez, gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, explica que a ampliação dos serviços faz parte das políticas públicas da atual gestão voltadas para ajudar a fixar o produtor no campo, garantindo trabalho e renda para toda a família: “Muitas vezes, o pequeno agricultor não dispõe da variedade de maquinários, daí a importância de oferecer esses serviços a custo bem abaixo do mercado”.

Link original: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/2024/01/11/festa-da-uva-consagra-agronegocio-de-jundiai-2/