Exposição sobre os 90 anos da Uva Niagara Rosada é prorrogada
A Exposição Uva Niagara Noventa, que celebra os 90 anos da mutação somática espontânea da uva Niagara Rosada, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, foi prorrogada até o próximo dia 20 de agosto. A entrada é gratuita.
O curador da exposição, João Borin, lembrou também que a exposição marca o início dos festejos dos 130 anos da imigração italiana no bairro Traviú. Localizado às margens da Rodovia Anhanguera, o povoado nasceu pelo trabalho de um grupo de imigrantes originários do norte da Itália. Em 1893, eles desembarcaram no Brasil com destino à Fazenda Sete Quedas, em Campinas. Tempos depois, o grupo adquiriu as terras que hoje compõem o bairro. No início, tentaram produzir café, mas foi com a uva, cujas parreiras até hoje podem ser admiradas no local, que floresceu a verdadeira vocação do Traviú, que ainda hoje mantém forte suas tradições.
Em 1933, a partir de uma mutação somática natural, em meio a produção da Niagara Branca, de origem americana, surgiu a variedade rosada na região do Traviú e reconhecia com a Indicação Geográfica de Jundiahy, que é a 102ª brasileira registrada no INPI. A escrita com as letras “h” e “y” se justifica pois, no passado, entre o final do século 19 e início do século 20, o cultivo da uva se espalhou para uma imensa área de terra que se chamava Jundiahy. Depois os municípios foram desmembrados – Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba.
A mostra pode ser vista até 20 de agosto e conta com fotografias e objetos
Exposição Uva Niagara Noventa
Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes;
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro;
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h;
Até o dia 20 de agosto.
Entrada gratuita
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ