Professores de enologia da Itália encerram visita de intercâmbio com produtores de Jundiaí
Nesta sexta-feira (28), no encerramento da visita de intercâmbio, professores da Escola de Enologia “Giovanni Batistta Cerleti” (GBC), de Conegliano, na Itália – instituição enológica em funcionamento desde 1897 -, promoveram uma degustação de vinhos italianos para produtores e profissionais do vinho de Jundiaí. O momento serviu para a troca de experiências e análise sensorial dos vinhos.
“O estímulo ao Agronegócio e ao Turismo, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, bem como a articulação para a instalação do Centro de Enologia na ETEC Benedito Storani, são diferenciais para os produtores de vinho da cidade. E o intercâmbio com uma escola de enologia tão importante da Itália mostra que temos um ótimo potencial de crescimento”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí (UGAAT), Eduardo Alvarez. Está previsto um sistema de parceria da escola italiana com a ETEC e vinícolas paulistas através do envolvimento de instituições, consórcios e empresas de pesquisa e tecnologia.
Durante a visita, que durou toda a semana, os enólogos visitaram vinícolas e trocaram experiências com os produtores de todo o estado de São Paulo. Estavam na comitiva o enólogo Luigi Franco, professor de Viticultura e Enologia da Escola de Enologia de Conegliano e Enólogo em renomadas vinícolas venezianas e italianas. E Mauro Zardetto, também professor da Escola, técnico em vinhos, criador de formatos para a cultura alimentar e membro fundador da Associação VenetoBrasile de Conegliano.
A Cônsul-adjunta da Itália, Lívia Satullo, também prestigiou o evento. “Nós desejamos que essa troca entre Brasil e Itália, na pesquisa de vinhos, possa proporcionar muitos frutos. E esse é o ponto de partida”, concluiu.
Os produtores aprovaram a semana de intercâmbio. “A Itália tem séculos na pesquisa e na produção de vinhos. Então essa visita nos traz muito aprendizado, experiências e só acrescenta ao nosso produto que é o vinho”, reforçou o proprietário da Adega Martins, Amarildo Martins.
O laboratório de enologia localizado na ETEC Benedito Storani (EtecBest) foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Centro Paula Souza, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões. O Centro de Enologia conta com um curso técnico, que já começou, com a duração de três semestres, e que é o primeiro do Estado em Viticultura e Enologia. O espaço possibilitará aos produtores de vinho e suco de uva da cidade e de todo o estado, a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola.
Também participaram do encontro a diretora de Agronegócio, Isabel Harder; e a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Verônica Pavan Giulice; e a da ETEC Best, Fabiana Lourençon Moraes.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação