Agronegócio e Abastecimento | https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br
 

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP participa da 38ª Festa da Uva de Jundiaí

Publicada em 01/02/2023 às 14:45

Importância da vitivinicultura para a economia paulista foi ratificada pelo secretário Antonio Junqueira durante o evento

A produção paulista em vitivinicultura é expressiva, sendo responsável por mais de 20% do montante nacional. Atualmente, cerca de 30% da produção de uva do Estado de São Paulo provém de Jundiaí. No município, são mais de 500 produtores e 10 milhões de pés de uva na cidade.

O fomento às cadeias produtivas do Estado é um dos principais objetivos da Secretaria de Agricultura. Para reforçar esse compromisso, a Pasta esteve presente na noite desta sexta-feira (20/01) na 38ª Festa da Uva, em Jundiaí.  O evento reúne todos os elos da cadeia produtiva da vitivinicultura da região e apresenta aos visitantes a relevância dos derivados da uva na economia e no desenvolvimento do Estado.

O secretário de Agricultura Antonio Junqueira e o secretário Executivo da Pasta Marcos Renato Böttcher compareceram ao evento e comentaram acerca da importância do setor para o desenvolvimento do Estado em diversas áreas. Para Antonio Junqueira, o setor tem importância econômica e social, na medida em que envolve um montante expressivo nas transações do Estado, para os mercados interno e externo, além da geração de empregos diretos e indiretos.

Eles, ainda, visitaram estandes e conversaram com produtores da região que trouxeram seus produtos à festa.

Centro de Frutas do IAC

Em Jundiaí, a Secretaria de Agricultura atua na fruticultura por meio do Centro de Frutas do Instituto Agronômico de Campinas.

No local são desenvolvidos estudos em manejo cultural e pacotes tecnológicos com uva, vinho e suco de uva, além de banana, abacaxi, amora, framboesa, pêssego, pitaya e maracujá.

Também são realizados trabalhos de melhoramento genético de uva, pêssego, nectarina, castanha portuguesa, macadâmia e pequenos frutos.

Autor: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP


Link original: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/2023/02/01/secretaria-de-agricultura-e-abastecimento-de-sp-participa-da-38a-festa-da-uva-de-jundiai/