Agronegócio e Abastecimento | https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br
 

Programa Nascentes Jundiaí já soma 34 hectares de áreas rurais em processo de recuperação

Publicada em 27/05/2021 às 09:20

Jundiaí, 25 de maio de 2021.

O Programa Nascentes Jundiaí, sob a responsabilidade da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, já soma 41 propriedades rurais participantes. O objetivo é a implantação de ações de conservação, restauração e recuperação para a adequação ambiental de propriedades rurais em todo o município de Jundiaí, em especial para a Bacia do Rio Jundiaí Mirim, que é o principal manancial de abastecimento público da cidade.

“O programa Nascentes Jundiaí é uma alegria”, comenta Ana Maria Pires, coordenadora do Programa Nascentes Jundiaí dentro do Departamento de Agronegócio. ” Hoje temos 34 hectares em processo de restauração e, fazendo o trabalho especificamente nessas áreas produtivas, o resultado é ainda maior, uma vez que o foco de nossas ações, no nosso Departamento, é orientar e auxiliar o produtor rural de Jundiaí, tanto nas orientações técnicas em suas produções agrícolas, quanto na questão de adequação ambiental de suas propriedades.

Podem participar do programa proprietários rurais de áreas preferencialmente produtivas inseridas em zona rural ou urbana que possuam Áreas de Preservação Permanente desprotegidas (nascentes e cursos d’água) ou outras áreas onde haja a possibilidade de revegetação. Basta apresentar uma cópia do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Unidade de Gestão do Agronegócio, Abastecimento e Turismo (Paço Municipal) e preencher o pedido de inscrição no Programa Nascentes Jundiaí.

Caso a área esteja apta a participar, será feito um mapa georreferenciado e o Diagnóstico Ambiental da propriedade, para que a área seja incluída no Banco de Áreas para Restauração (BARE). Os produtores rurais que têm o interesse de participar podem preencher o formulário no site do Agronegócio. Em caso de dúvidas sobre o programa, pode entrar no site, em contato pelo e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone 4589-8581/8692/8872, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Para conferir o vídeo sobre o Programa Nascentes Jundiaí, clique aqui.

Programa Nascentes é desenvolvido na bacia do rio Jundiaí Mirim, para a recuperação de áreas de proteção permanente

Link original: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/2021/05/27/programa-nascentes-jundiai-ja-soma-34-hectares-de-areas-rurais-em-processo-de-recuperacao/
Leia mais sobre , ,