Site aproxima até consumidores de SP dos produtores rurais de Jundiaí
Jundiaí, 29 de junho de 2020
Diretamente afetados pela pandemia do coronavírus, os produtores rurais de Jundiaí estão retomando as vendas – e até conquistando novos clientes – graças ao site criado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). O link, que coloca em contato direto agricultores e consumidores, está prestes a completar três meses no ar, no próximo dia 8.
Após “descobrir” o link, até clientes de outras cidades têm vindo comprar de agricultores locais, como é o caso de Eliana Savieto, que em sua propriedade no Jundiaí-Mirim produz banana, abacate, caqui e mandioca: “Esse link trouxe gente de São Paulo até nós, que viu o site e passou a vir buscar as frutas aqui”, diz.
Até o início da pandemia, o casal Eliana e Sérgio montava sua barraca de frutas em todas as feiras livres, de terça a domingo. Para se expor menos ao contágio e também com a queda de vendas, passaram a participar só das feiras aos sábados e domingos; às sextas, montam uma barraca igual à da feira, na propriedade no Jundiaí-Mirim, e passaram também a fazer entregas.
“Além dos fregueses que já nos conheciam, houve gente de Jundiaí também que soube, pelo site, que estávamos montando a banca aqui e fazendo entregas, e passou a comprar”.
Alternativas
A pandemia trouxe consequências à agricultura, com dificuldades para venda nos CEASAs (centros de abastecimento) e distanciamento do consumidor. A iniciativa de criar o site teve como objetivo fazer a ponte entre os produtores e compradores, com tudo para a feira diária e para quem cozinha para fora, por exemplo, explica Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT. Hoje a página tem cerca de 60 produtores listados, inclusive já informando quais deles desejam vender para os mercados locais.
Alvarez destaca que a diminuição da presença nas feiras, inclusive de feirantes que são do grupo de risco, tem sido suprida por essa venda via site. “Temos recebido um retorno significativo, mostrando que o agricultor reconhece o site como mais um importante canal de venda de sua produção”, afirma. “Isso nos dá a garantia de que estamos no caminho certo, de que é a ação veio compor o ‘novo normal’ para o Agronegócio na cidade”.
Assessoria de Imprensa PMJ
Fotos: Fotógrafos PMJ