Mapeamento COVID-19: Bairros recebem ações diretas para enfrentamento

Publicada em 21/05/2020 às 13:43

A partir do mapeamento realizado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí, aliado à testagem rápida para a identificação do avanço do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, as ações de prevenção e contenção da doença são determinadas de forma pontual para cada região, conforme o cenário epidemiológico identificado. As regiões do Anhangabaú e Medeiros, que lideraram o número de registros de casos do Novo Coronavírus no início da semana, recebem reforço nas práticas de orientação quanto à higienização e uso de máscara, bem como para a importância de sair de casa somente o necessário.

A partir do lançamento do painel com o mapeamento, no último sábado (16), pela página Coronavírus, no site da Prefeitura de Jundiaí, é possível a qualquer pessoa visualizar a estatística das ocorrências na cidade. “Com a apresentação dos dados em tempo real podemos atuar de maneira direta nos bairros a partir da característica de cada um”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Na terça-feira (19) foi realizada entrega de máscaras para consumidores do Varejão Noturno do Anhangabaú, em ação da UGPS com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e articulação da unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, reforçou a importância das medidas preventivas. “As feiras e varejões evitam o deslocamento do consumidor pela cidade e facilitam o consumo local. Apesar de serem espaços abertos e, portanto, propícios para o momento, sentimos a necessidade de reforçar junto aos cidadãos nos bairros com maior incidência de infectados as orientações preventivas e as medidas necessárias, para que todos estejam de acordo com as normas previstas pelos organismos de Saúde.”

Moradores do Anhangabaú, o pai e filha Roberto e Aline Papes receberam as máscaras. “Soube dos índices de infectados do meu bairro por meio de um boletim da TVTEC. A distribuição das máscaras é uma ação importante, principalmente para quem não as possui e para quem tem mas abusa em sair de casa sem. É uma medida importante, que se soma outras, como lavagem das mãos e uso de álcool gel”, exemplifica a passeadora de cachorros.

Homem com máscara e roupa xadrez entrega pequeno pacote para homem e mulher, também de máscaras

Entrega das máscaras foi realizada no varejão noturno do Anhangabaú nesta terça-feira (19)

A medida foi adotada a partir de determinação do CEC, juntamente com a orientação via carro de som e intensificação de fiscalização dos comércios para evitar a aglomeração de pessoas e adoção de medidas preventivas sanitárias pela Vigilância Sanitária (VISA).

Mais ações
“É importante salientar que as ações, para ser bem sucedidas, precisam levar em consideração o perfil do bairro e como as pessoas recebem as informações. Há situações em que a abordagem precisa ser direta, com ações de agentes em circulação, outras, com atividades em massa. Conhecer a realidade de cada bairro garante os boons resultados das iniciativas”, destaca Texera.

Desde segunda-feira (18), foram feitas entregas de máscaras de tecido recebidas em doações articuladas pela Rede Jundiaí de Cooperação, em vários pontos identificados como vulneráveis nos bairros. Os artigos foram entregues nas filas das agências da Caixa Econômica de toda a cidade, bem como para motoboys e moto-entregadores na região do Anhangabaú e Centro.

Assessoria de Imprensa PMJ
Foto: Fotógrafos PMJ

Link original: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/2020/05/21/mapeamento-covid-19-bairros-recebem-acoes-diretas-para-enfrentamento/
Leia mais sobre , , , , , , , , , , , ,