Site aumenta em até 100% vendas de produtores rurais de Jundiaí
Paulo Fernando Alves produz hortaliças e temperos orgânicos no bairro Medeiros. Até o início da pandemia do coronavírus, ele só vendia a produção em uma feira orgânica, aos sábados, mas, por ser do grupo de risco, teve que interromper sua participação. Agora, sua venda é feita em casa e divulgada no site criado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) para colocar em contato direto agricultores e consumidores: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/produtor-rural/
“Eu mudei o formato que tinha, que era vender na feira orgânica aos sábados, e passei a vender aqui em casa. No começo foi difícil porque apenas alguns clientes da feira passaram a vir aqui”, conta. “Depois do site organizado pela UGAAT minhas vendas agora aumentaram 70% – e toda semana, mais gente procura”. Ele fica mais tempo na horta e sua irmã faz contato com o cliente. “É bom para o cliente também, que leva, mais do que nunca, uma verdura fresquinha”, diz Paulo.
O site, que completou um mês no ar – tendo sido divulgado em 8 de abril – possibilitou que os produtores rurais, seriamente impactados pela pandemia, pudessem vender diretamente para o consumidor final e, assim, escoar a produção.
Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT, conta que foi realizada uma consulta com os agricultores sobre o site e só um pediu a retirada do telefone para contato. “Ele já comercializou toda a produção de caqui atual e não consegue mais atender a demanda das ligações, que são muitas”, conta. “Mas disse que irá se preparar com outros produtos para voltar ao site, justamente pela resposta positiva da procura”. Segundo o gestor, alguns agricultores registraram comercialização com margens significativas, inclusive declarando aumento de 100% nas vendas.
Mesmo quem não conseguiu vender tanto relata um aumento. É o caso do produtor Carlos Bigaton, que planta milho verde e mandioca no Distrito Industrial. “O site está me ajudando sim, houve um incremento de 15% nas vendas. Já tenho uma clientela que venho formando via redes sociais”, conta.
A pandemia trouxe consequências à agricultura, com dificuldades para venda nos CEASAs (centros de abastecimento) e distanciamento do consumidor. A iniciativa de criar o site teve como objetivo fazer a ponte entre os produtores e compradores, com tudo para a feira diária e para quem cozinha para fora, por exemplo, explica Eduardo Alvarez. A página tem hoje cerca de 60 produtores listados, inclusive já informando quais deles desejam vender para os mercados locais. “É uma forma de comercialização extremamente inteligente e eficaz, que esperamos que venha para ficar no mundo pós-COVID”, diz o gestor. “Jundiaí consumindo de Jundiaí é a sustentabilidade almejada por nós”.
Assessoria de Imprensa PMJ
Fotos: Fotógrafos PMJ