Agronegócio e Abastecimento | https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br
 

Jundiaí fecha acordo com a USP sobre alimentação saudável

Publicada em 18/07/2019 às 11:23

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), fechou um Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de tornar os hábitos alimentares do Município mais saudável. A assinatura da parceria ocorreu nesta quarta-feira (10).

De acordo com a UGAAT, 650 comércios varejistas foram auditados a fim de identificar os estabelecimentos comerciais que comercializam alimentos saudáveis segundo as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. A ideia é desenvolver, executar e avaliar o impacto de uma proposta de intervenção educativa no ambiente alimentar para apoiar a alimentação adequada e saudável na população pautada no guia.

Parceria com a USP vai envolver Unidades de Gestão de Agronegócio e da Educação

Com base nos produtos comercializados, os estabelecimentos foram então classificados em três tipos: locais que vendem prioritariamente alimentos in natura e minimamente processados, ingredientes culinários e alimentos processados e estabelecimentos mistos (vendem itens saudáveis e não saudáveis na mesma proporção). Os estabelecimentos do grupo 1 e 2 podem ser considerados boas opções para a população adquirir alimentos, visto que a venda de não-saudáveis nestes espaços é menor em proporção à venda dos alimentos saudáveis.

Segundo a diretora de Abastecimento da UGAAT, Verônica Pavan, trata-se do início dos trabalhos que serão realizados por meio da parceria. “Outros estudos serão feitos, inclusive com a participação da Unidade de Gestão da Educação, envolvendo a merenda escolar”, explica. O acordo nasceu da ideia da pesquisadora jundiaiense Mariana Fernandes Fortes, que é aluna do doutorado na USP.

Assessoria de Imprensa PMJ
Fotos: Divulgação


Link original: https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br/2019/07/18/jundiai-fecha-acordo-com-a-usp-sobre-alimentacao-saudavel/
Leia mais sobre , , , , , , , , ,