Agronegócio e Abastecimento | https://abastecimento.jundiai.sp.gov.br
 

INCRA

UNIDADE MUNICIPAL DE CADASTRO DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Na UMC – Unidade Municipal de Cadastro do INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA, lotada na UGAAT, temos uma onde é possível obter orientações para atualizar e/ou cadastrar o seu imóvel rural, bem como a impressão de guia para o pagamento anual do CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural.
O atendimento é efetuado por agendamento no telefone (11) 4589-8793 no horário das 8h às 17h ou e-mail: incra@jundiai.sp.gov.br.

Links para consulta

Emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural – CCIR

Todos os proprietários, de imóvel rural, de acordo com a Lei nº 5868 de 12 de dezembro de 1972, devem cadastrar-se no Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA para obter o Certificado de Cadastro de imóvel rural – CCIR.

O CCIR é indispensável para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (divórcio ou herança) e obter financiamento bancário. Os dados constantes do CCIR são exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse; (Lei 4947/66, art. 22) Para emitir o Certificado e guia do pagamento da taxa anual, necessário acessar o site do SNCR (SISTEMA Nacional de Cadastro Rural).

Serão solicitados os dados abaixo:

  • Código do imóvel
  • Estado (UF)
  • Município
  • CPF ou CNPJ (do proprietário)

Nota 1: Caso não seja possível a emissão do Certificado, procurar a Unidade Municipal de Cadastro – UMC e entender o motivo do impedimento. Por e-mail incra@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone: (11) 4589-8793

Nota 2: O documento só é validado com o pagamento da guia (GRU) Guia de Recolhimento da União, a qual é gerada após a emissão do certificado. A guia deverá ser paga no Banco do Brasil. Atualmente o pagamento é feito anualmente no mês de setembro, porém é preciso ficar atento ao site do INCRA sobre possíveis alterações.

Nota 3: Para efetuar cancelamento do cadastro entrar em contato somente com a Superintendência do INCRA em São Paulo, nos telefones (11) 3823-8502 e (11) 3313-3365

Segue relação de documentos para atualização do cadastro e/ou cancelamento: